Boas Vindas

Agenda: (13) 7816-4408 ID 13*751108 facebook.com/jjatoba email: blogdojatoba@gmail.com

Menu

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Virou democrata cristão

Por A Tribuna 25/07/2011
     O funcionário público Jailton Jatobá assumiu há uma semana o PSDC vicentino. Ele era do PSC e afirma que vai estruturar sua nova legenda. A ideia do PSDC é de se coligar com outra agremiação na proporcional (disputa pelas vagas da Câmara) e apoiar o vereador Luis Cláudio Bili (hoje no PSB) para prefeito.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Jatobá é o novo Presidente do PSDC de São Vicente



  Coordenador do PSDC (Partido Social Democrata Cristão) da Macro Região da Baixada Santista, Litoral Norte e Vale do Ribeira, o advogado Welinton Andrade Silva indicou o nome do jovem Jailton Jatobá para a presidência do partido em São Vicente. Na foto, também estão o vereador Bili, pré-candidato a prefeito de São Vicente, e o advogado Drº Flávio. Com carta branca do presidente nacional do PSDC, José Maria Eymael, Welinton está reformulando diretórios que não corresponderam às expectativas partidárias. Tudo visando as eleições de 2012.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

A Jatobá e a Sustentabilidade

Ao final de um evento de premiação das Empresas mais Sustentáveis do ano, em que atuei como Mestra de cerimônias , desci do palco e fui abordada por um dos convidados:  
-Seu nome é artístico?
Achei graça da pergunta e expliquei a origem do batismo.
- Artístico? Não. Jatobá é uma família de novos cristãos vinda de Portugal em 1564, fugindo da perseguição religiosa aos judeus.
- Achei interessante a coincidência: a  moça do tempo, que fala das questões ambientais, ter nome de árvore!
- E que árvore! Repliquei, orgulhosa.
Aí confesso que cedi à vaidade:
O Jatobá é a árvore que mais sequestra carbono da atmosfera. Ela é considerada a faxineira do ar, na medida em que aspira dióxido de carbono (CO2) e, assism, livra a atmosfera de grandes quantidades do principal gás responsável pelo aumento do efeito estufa na Terra.
No caminho de volta pra casa, me lembrei do dia em que a tal “coincidência”, por ser uma Jatobá e gostar dos temas relacionados ao meio-ambiente, se havia revelado.
Dois anos antes dessa noite, fui convidada para assistir à palestra do mais famoso ambientalista e ex-vice presidente dos Estados Unidos, Al Gore. De passagem por São Paulo, ele falaria para um público seleto sobre a crise climática mundial, mostraria as evidências de mudanças dramáticas e radicais no mundo provocadas pelo aquecimento global.
Antes, porém, tratei de ver o documentário  que projetou suas idéias, “Uma verdade inconveniente”, mais tarde ganhador do Oscar. Naquele momento nascia a semente da minha inquietude. Fiquei alarmada ao saber da rápida escalada da concentração de CO2  nos ares, o que estava transformando o planeta numa panela de pressão.
No auditório do Ibirapuera,  o mestre atualizava dados científicos e , junto com o alerta , lançava um apelo por uma mudança de hábitos da humanidade. Senti uma espécie de chamamento. Saí convencida de que o acaso não existe. Deveria honrar meu sobrenome.   
Por força da profissão, já transmitia as notícias da meteorologia e observava parte daquelas mudanças significativas no padrão mundial do clima. Uma maior duração e frequência de fenômenos, como tempestades severas, secas, furacões, ciclones…e o ineditismo, nesta nossa era, do derretimento de quase todas as geleiras do mundo e a consequente elevação do nível do mar, com implicações na fauna e na flora.
Entendi que era a resposta da natureza em fúria pela sobrecarga imposta em nome do desenvolvimento econômico.
Acreditei que poderia contribuir para dar destaque ao tema e , quem sabe, sensibilizar as pessoas quanto ao processo destrutivo da Terra, cuja maior  vitima, por ironia, seria mesmo a raça humana.  
Resolvi estudar mais profundamente o assunto, de início , por conta própria. A pesquisa me levou a grandes obras de cientistas, como James Lovelock e Tim Flannery, e a de estudiosos brasileiros que participaram do IPCC. 
Em pouco tempo estava tatando do assunto no GNT, canal de tv a cabo, numa série de programas sobre Sustentabilidade chamada “Um mundo pra chamar de seu”. A ideia era convencer as pessoas de que pequenas atitudes, como reciclar o lixo, economizar água e energia, reduzir o consumo de carne e de bens em geral, e deixar o carro na garagem poderiam reduzir a pegada de carbono: a quantidade de CO2, metano  e outros gases que lançamos todos os dias na atmosfera. Em última instância, a mensagem era a de que temos que cuidar da Casa em que habitamos, para que Ela possa acolher nossos filhos e netos, reproduzindo os milagres da vida que hoje ainda testemunhamos. 
No ano passado, iniciei um Mestrado na USP sobre Gestão e Tecnologias Ambientais, fonte preciosa de pesquisa sobre aspectos que pretendo trazer à discussão.
Neste espaço, quero a sua parceria para continuar esta missão ecológica. Afinal, predestinação se respeita. Uma Jatobá não pode ignorar o peso deste nome, não é mesmo? 

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Pr. André Dutra visita AD Santos Dique 2 em São Vicente

    Nesta segunda-feira (11) a igreja evangélica Assembléia de Deus Ministério de Santos Dique 2 em São Vicente sob a direção do Dc. Jatobá recebeu a visita do Pastor André Dutra da AD Santos em Hortolândia /SP, que trouxe uma mensagem de fé e renovação espiritual.


    Pastor André Dutra testemunhou grandes feitos que o Senhor Jesus tem feito na cidade de Hortolândia através do Ministério de Santos, finalizando sua mensagem baseada em 2 Reis capitulo 5 versículo 20 dizendo:  Estamos satisfeito com o bom e não queremos o melhor de Deus.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Centenário das Assembléias de Deus no Brasil na Assembléia de Deus em Santos-SP

Setor do Beira Mar comemora aniversário do Pastor Francisco Bernadino


      Beira Mar SV/SP - A noite desta quarta-feira, 6, marcou o ministério do pastor Francisco Bernardino  e sua esposa pastora Vanilda Branco, isto porque a igreja AD - Ministério de Santos  no  Beira Mar, na região de São Vicente, realizou um Culto em Ações de Graças, pela passagem de mais uma primavera com a presença de familiares e diversos pastores vindo de várias partes de São Vicente SP.

    Dentre eles destacamos o pastor Gerinaldo Albuquerque, representando o pastor presidente da AD Santos, Apóstolo Paulo Alves Corrêa.

Jatobá Ministra na Semana missionaria em São Vicente/SP

Centenas de pessoas foram empactadas com a presença de Deus na noite desta quarta feira dia 6 de julho na AD Ministério de Santos.


    O Dc. Jatobá trouxe uma palavra revelada na Semana Missionária, realizada no setor 3 de São Vicente/ SP, sob o tema Embaixadores de Cristo ele também relembrou que nasceu nesta congregação e com o apoio da igreja e dos seus pais hoje prega a palavra de Deus cumprindo o Ide de Jesus Cristo na terra.
    Este culto foi marcado por salvação e renovo espiritual para aqueles que deixarão de cumprir o Ide do Senhor Jesus.

sábado, 2 de julho de 2011

Morre o senador e ex-presidente da República Itamar Franco


Aos 81 anos, ex-presidente sofreu um AVC às 10h15 deste sábado (2).

Ele estava internado desde o dia 21 de maio para tratar de leucemia.

Do G1, em Brasília
O senador e ex-presidente da República Itamar Franco (PPS-MG) morreu aos 81 anos neste sábado (2), em São Paulo.
Segundo nota divulgada pelo Hospital Albert Einstein, o presidente sofreu um acidente vascular cerebral (AVC)  na UTI, onde estava sendo tratado de uma pneumonia decorrente de uma leucemia aguda, e morreu às 10h15 da manhã.
O corpo será transferido às 7h30 do domingo (3) para a cidade de Juiz de Fora, onde será velado na Câmara Municipal. Na segunda (4), segue para Belo Horizonte onde, por desejo do ex-presidente, o corpo será cremado, após receber homenagens no Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro.
Itamar estava internado no hospital, na capital paulista, desde o dia 21 de maio para tratar da leucemia. De acordo com os médicos, o ex-presidente reagiu bem ao tratamento, mas desenvolveu uma pneumonia grave. Por conta disso, acabou sendo transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Ele passou o aniversário de 81 anos, completados em 28 de junho, na UTI do hospital.
O senador e ex-presidente Itamar Franco durante discurso no plenário do Senado (Foto: Agência Senado)O senador e ex-presidente Itamar Franco durante
discurso no plenário do Senado (Foto: Ag. Senado)
Biografia
Itamar Franco foi presidente da República entre 1992 e 1994, depois do impeachment do ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Mello. Itamar foi também governador de Minas Gerais, senador durante 16 anos, prefeito de Juiz de Fora por dois mandatos e embaixador do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA), em Portugal e na Itália.
Como presidente, implantou o Plano Real – o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso era o ministro da Fazenda –, que estabilizou a moeda e acabou com a inflação, assinou a Lei dos Genéricos e a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), que abriu caminho para a criação de programas de transferência de renda.

A doença
Leucemia é um tipo de câncer que atinge os glóbulos brancos, parte do sistema de defesa do organismo, na medula óssea. A doença impede ou prejudica a formação de glóbulos vermelhos e brancos e de plaquetas, causando anemia e abrindo espaço para infecções e hemorragias.
O governo
Eleito vice-presidente nas eleições de 1989, Itamar Franco tomou posse em 15 de março de 1990 junto com Fernando Collor de Mello, então governador de Alagoas. A chapa foi eleita com 42% dos votos em um segundo turno disputado contra o petista Luiz Inácio Lula da Silva.

Itamar Franco, então, assumiu a presidência, aos 62 anos, primeiro interinamente, entre outubro e dezembro de 1992. Em 29 de dezembro de 1992, o político mineiro se tornou, efetivamente, presidente da República.Após denúncias de corrupção e com a popularidade fragilizada por conta da situação caótica da economia, em função dos sucessivos planos econômicos frustrados e a hiperinflação, em setembro de 1992 Collor sofreu impeachment em votação na Câmara dos Deputados.
Entre os ministros escolhidos por Itamar estava Fernando Henrique Cardoso, que acabaria por sucedê-lo na Presidência. FHC ainda foi escolhido para o Ministério da Fazenda, de onde comandou a implementação do Plano Real.
Polêmicas
Itamar Franco teve problemas em sua gestão. Em 1993, suspeitas de fraude no Orçamento derrubaram Henrique Hargreaves da Casa Civil. O ministro, inocentado, voltou ao cargo três meses depois.
Outra polêmica aconteceu durante o carnaval de 1994. O então presidente foi um dos convidados de honra para assistir o desfile das escolas de samba no Rio. Itamar acabou flagrado por fotógrafos de mãos dadas com a modelo Lílian Ramos, que estava sem calcinha. As fotos e relatos repercutiram em jornais e televisões do mundo todo.
Um episódio marcante foi registrado em 23 de agosto de 1993, quando Itamar Franco desfilou por Brasília em uma versão conversível do carro popular. Com a intenção de oferecer um carro mais barato ao consumidor brasileiro, Itamar pediu ao presidente da Autolatina - consórcio das montadoras Volkswagen e Ford-, Pierre-Alain de Smedt, que voltasse a fabricar o Fusca no Brasil. O carro havia saído de linha sete anos antes.