Arte educador, ator, diretor teatral, artista plástico
e produtor cultural.
Formado em Artes Cênicas pelo CARMUS - Centro Artístico e Musical de Santos. Posteriormente ocupou as cadeiras de Técnicas de Materiais Expressivos, Teatro, Expressão Vocal e Teatro Aplicado à Educação.
Criou o Grupo Malucolengos (1985), que representou o Brasil em diversos festivais internacionais, entre eles, III, IV e VI Festival Internacional de Marionetes doPorto/Portugal; Jogos Mundiais da Paz - Marrocos (atividades paralelas); Semana Cultural Brasileira - Paraguai; IV Festival Internacional de Teatro para a Infância - Colômbia.
Produziu e dirigiu diferentes espetáculos, que causaram impacto pelo ineditismo e proposta educacional, entre eles: "O Circo Malucolengos", "A Bela e a Fera", "A Grande Revolução", "A Caverna do Dragão", "A Dança do ZZZumbido", "A Lenda da Noite", "O Homem no Palco", "Uma Grande Aventura", "A Biblioteca Mágica", "Deus me livre - A IV Nau", "Histórias do Baú", "Contos da Mata", "Leonardo, o Criador de Milagres", "Fábulas para Brincar", "Presépio de Sombras", “Caixas de Histórias”, “Kárions, Os Bárbaros”, “Os Três Porquinhos- A Pantomima”.
Em 1997, o projeto "A Biblioteca Mágica", de sua autoria, recebeu aprovação pela LINC - Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
Criou e dirige a Amauri Alves Produções e Eventos, especializada na criação e produção de espetáculos e eventos culturais.
Na área administrativa atuou como diretor do Teatro do Carmo (Santos), foi Chefe do Departamento da Cultura de São Vicente, e Secretário da Cultura de São Vicente.
Durante dez anos foi cenógrafo da "Encenação da Chegada de Martim Afonso e Fundação da Vila de São Vicente", espetáculo com 1.200 atores, que em 2000 fez parte das comemorações do V Centenário do Descobrimento do Brasil e contou com a público diário de 10 mil pessoas.
Como Secretário da Cultura, ganhou o Prêmio HQ Mix - 2000, principal prêmio latino americano de produção de histórias em quadrinhos. Ganhou o Prêmio Caio - 2001, pelo projeto “Parque Cultural Vila de São Vicente”, que criou e implantou na cidade de São Vicente – SP.
Em março de 2000, a Cia Histórias do Baú coordenou e dirigiu a Encenação de Cabral numa homenagem ao navegador português e durante a inauguração da Casa do Brasil. A Companhia teve sob seus cuidados cerca de 130 atores, encenando um épico na Igreja da Graça, em Santarém, Portugal, como parte das Comemorações dos 500 anos do Achamento do Brasil, na qual estiveram presentes os Presidentes da República do Brasil e de Portugal.
Com sua Cia. Teatral, conquistou o Prêmio APCA 2000 (Associação Paulista dos Críticos de Arte), com o espetáculo para crianças “OS TRÊS PORQUINHOS – A PANTOMIMA” .
Em 2001 e 2002, dirigiu, roteirizou, criou a cenografia e adereços da encenação da Fundação da Vila de São Vicente, trabalhando com Francisco Cuoco, Mônica Carvalho, Carlos Casagrande, Leonardo Brício, Marcos Pasquim, Humberto Martins e David Jr.
Ministrou treinamento para professores da Grande Lisboa, em Portugal, e em Medellín, na Colômbia. Desenvolve treinamentos e ações didáticas para a Petrobras.
Participa do Projeto Gosto de Ler, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, desde a sua criação, em 1997, treinando professores, e com o espetáculo A Biblioteca Mágica. O projeto aconteceu em mais de 200 cidades.
Desenvolve treinamentos para empresas em todos os seguimentos – SGI, 5Ss, Gestões, Segurança, etc.
Criou e desenvolveu ações para a Gestão Sem Lacunas da RPBC – Petrobras.
Criou e desenvolveu a ação lúdica “BR Frutas”, para o PROES - RPBC – Petrobras.
Criou e desenvolveu ações lúdicas para o “IV Encontro Nacional de Supervisores” – Angra dos Reis – para a Universidade Petrobras
Criou e desenvolveu ações lúdicas para o “III Seminário de Supervisores da Produção, Transferência e Estocagem”, para a RPBC - Petrobras.
Criou e desenvolveu a ação lúdica “A História dos Princípios”, para a Gestão Sem Lacunas da RPBC – Petrobras.
Criou e desenvolveu a ação lúdica “Presépio com funcionários”, para o segundo ano da Gestão Sem Lacunas da RPBC – Petrobras.


Produção de Livros, Revistas e Projetos Relacionados
Desenvolve e aplica oficinas de histórias em quadrinhos para professores.
Criou o Projeto “São Vicente 500 anos de História em Quadrinhos”, que foi publicado no suplemento infantil A Tribuninha do Jornal A Tribuna de Santos. O projeto recebeu o prêmio HQ-MIX 2000.
Criou e desenvolveu o projeto “GOHAYÓ – Capitania Hereditária de São Vicente”, em parceria com a Prefeitura de São Vicente, Governo do Estado de São Paulo e Jornal A Tribuna, para as comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, publicado pelo IMESP e encartado no Jornal A Tribuna de Santos.
Criou e desenvolveu o projeto ‘PRAZER EM COMER – São Vicente vai a Mesa”, em parceria com a Prefeitura de São Vicente, Governo do Estado de São Paulo, Ministério das Relações Exteriores e Jornal a Tribuna, para as comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, publicado pelo IMESP e encartado no Jornal A Tribuna de Santos.
Criou e roteirizou o projeto “Esopo em Quadrinhos”, que foi publicado no suplemento infantil A Tribuninha do Jornal A Tribuna de Santos.
Criou e roteirizou o projeto “São Vicente Outras Histórias”, que foi publicado no suplemento infantil A Tribuninha do Jornal A Tribuna de Santos.
Criou e roteirizou a revista Mar Doce Mar, impressa pela Prefeitura de São Vicente.
Criou e roteirizou a revista “Tiras Anchieta”, publicada pela Gráfica e Editora Vice Rei, com as tiras impressas no Jornal A Tribuna de Santos.
Criou e coordenou as oficinas de Histórias em Quadrinhos da Prefeitura de São Vicente, com mais de 400 alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário